Você está aqui: Home - CUIDADOS – Metacrilatos

CUIDADOS – Metacrilatos

© Dimitri Lee

Propriedades do acrílico

O acrílico transparente é um material plástico, que se assemelha a vidro, mas tem propriedades que o tornam superior ao vidro. Fabricantes industriais de acrílico podem ser facilmente encontrados, e incluem marcas como: Unigel, Polycast, Perspex, Lucite e Plexiglass.
Os dois tipos básicos de acrílico são os de tipo extrudado e os de tipo “cellcast”; os extrudados de acrílico são feitos por um processo menos dispendioso, são menos rígidos, podem riscar com facilidade, e podem conter impurezas; enquanto o acrílico fundido celular (cellcast) possui uma qualidade superior. O cellcast é uma boa escolha para aplicações que exigem o melhor, como por exemplo montagens de fotografias.
O Acrílico é preferido em relação ao vidro por vários motivos. Em primeiro lugar, é muitas vezes mais forte do que o vidro, o que torna muito mais resistente ao impacto e, portanto, mais seguro. O acrílico também é melhor isolante.  A segunda grande vantagem do acrílico é que ele pesa apenas a metade do que pesaria um vidro de mesma espessura, o que torna o trabalho com acrílico muito mais fácil. Acrílicos também podem ser serrados, enquanto  o vidro deve ser marcado e partido. Além das propriedades acima, o acrílico é o mais claro dos materiais conhecidos, pois tem uma taxa de transparência de noventa e três por cento. Qualquer vidro muito grosso tem tendência a adquirir uma tonalidade verde, enquanto acrílico permanece incolor; e por final, o acrílico tem proteção natural de 98% contra a luz UV.
As únicas desvantagens do acrílico são: é mais caro que o vidro, e se exposto a uma chama direta ele vai derreter e, eventualmente, queimar.

Cuidados com o acrílico

Para que o acrílico não fique amarelado e para evitar que surjam pequenas rachaduras (crazing) ao longo do tempo, alguns cuidados devem ser tomados.

Limpeza básica:

A limpeza de peças produzidas com chapas ou resinas acrílicas deve ser feita normalmente com água fria ou morna, e sabão ou detergente neutros. Uma lavagem simples com água e sabão neutro deixa a peça brilhante novamente, retirando manchas ou marcas de gordura. Os solventes, como álcool ou tiner, atacam as cadeias ou estruturas moleculares do acrílico, causando o seu rompimento. Essas microfissuras propagam-se por toda a área atingida pelo solvente, penetrando no interior da parede da peça, eliminando a transparência e tornando a área esbranquiçada e sem brilho.

 Entre as precauções para otimizar a vida útil dos acrílicos, recomendamos:
1 – Limpar o acrílico com água fria ou morna, com sabão ou detergente neutro, sem o uso de esponjas ou abrasivos, pois as superfícies podem facilmente arranhar. Use uma flanela de boa qualidade. Após a secagem, fazer o polimento com flanela macia. Existem flanelas de limpeza anti-estáticas, especialmente formuladas para superfícies de acrílico nas lojas especializadas.
2 – Evitar a exposição ao calor, uma vez que excedendo os 90°,  a placa começa a se deformar. Não exponha o metacrilato ao sol.
3 – O acrílico é resistente à água, ácidos diluídos, ésteres simples e  hidrocarbonetos alifáticos; porém não resiste a solventes orgânicos, cetonas, hidrocarbonetos clorados e aromáticos. Não exponha a vapores de solventes, pois o acrílico pode ser atacado por vários agentes químicos, como álcool de cozinha ou removedores.
4 – Para os projetos fotográficos ou molduras, levar em consideração a expansão térmica do acrílico. Com um aumento ou diminuição de 10° C, o acrílico se expande ou encolhe 0,7 milímetros por metro.

Mais informações:
Brilho e transparência excelente. Resistência ao impacto dez vezes maior que o vidro. Ampla faixa de temperatura de trabalho de -40ºC a 80ºC. Tem transmissão de luz excepcional.
Acrílicos riscam com relativa facilidade, podendo ser também polidos. Evite qualquer contato com objetos rígidos e abrasivos.
Embora o acrílico tenha boa resistência química, solventes existentes em vários produtos de limpeza, podem atacá-lo. Utilize apenas água, detergente neutro e pano suave.
Riscos na superfície do acrílico prejudicam o brilho e a transparência.
 Polindo-se suavemente o material com lixa d’água e aplicando-se uma pasta polidora para plásticos, pode-se recuperar o brilho e a beleza.
Os acrílicos dilatam e contraem mais que a maioria dos materiais. Tensionar o acrílico em excesso aumenta o risco de crazing (rachaduras internas).
Peças em acrílico deverão ser limpas com água e sabão, ou detergente neutro. Deve-se ter cuidado com o uso de solventes ou outros produtos de limpeza que contenham álcool na sua composição, como geralmente se encontra em limpa-vidros comuns.
Podem ocorrer deformações nas placas de acrílico, principalmente quando expostos a calor acima do normal ou quando ocorram mudança súbitas de temperatura; em casos extremos, quando as tensões entre as placas são muito fortes, pode ocorrer descolamento das placas dianteira e traseira.

Fine Art | Giclée | Formatados | Metacrilatos |