Você está aqui: Home - Giclée

Giclée

© Waldemir Marangoni

Giclée é um termo que, no início tecnologia digital, se dava ao processo de fazer cópias (reproduções ou gravuras) de obras arte em impressoras jato de tinta e papéis fineart. Essas reproduções, quando feitas da maneira correta,  tem a vantagem única de que as cores dificilmente ficarão esmaecidas ou desaparecerão. A reprodução giclée é idêntica à cor do original, e algumas destas cópias são capazes de enganar até mesmo o olho mais treinado; a qualidade das impressões em canvas  é notável.

Hoje a palavra é usada livremente tanto para reproduções de obras de arte quanto para fotografias impressas em papéis nobres.

• O Termo: O termo “giclée print” conota um aprimoramento na arte da gravura. Imagens são geradas a partir de reproduções fotográficas de grande formato ou scans de alta resolução, e impressas com tintas de qualidade de arquivo em vários substratos, incluindo tela, papéis fineart, e papel fotográfico. O processo de impressão giclée fornece uma maior precisão de cor do que outros meios de reprodução mecânica. Quando usado para impressões fotográficas, pressupõe o uso de papéis nobres de belas artes especialmente preparados para receber  em sua superfície as tintas pigmentadas das modernas impressoras.

• O Processo: impressões giclée são criadas geralmente usando impressoras jato de tinta profissionais de 8 a 12 cores . Entre os fabricantes de vanguarda estão Epson, HP e Canon. Estas impressoras com modernas tecnologias são capazes de produzir cópias incrivelmente detalhadas, tanto para fineart quanto para mercados fotográficos. Impressões giclée são muitas vezes referidas como “Impressões Iris”; Iris Printer foi uma impressora a jato de tinta pioneira no processo digital, no final dos anos 1970, e que possuía 4 cores .

• As Vantagens: Imprimir obras artísticas em giclée é vantajoso para os artistas, que encontram um método viável para produzir seus trabalhos tanto em quantidades grandes quanto on-demand, reproduzindo a sua arte com qualidade absoluta.
Uma vez que uma imagem é digitalmente arquivada, reproduções adicionais podem ser feitas com o mínimo esforço e custo razoável. O investimento inicial da produção em massa, geralmente proibitivo para uma grande edição, é eliminado. Arquivos processados e tratados não irão se deteriorar nem perder qualidade, como é inerente aos negativos e filmes. Outra grande vantagem da impressão giclée é que as imagens digitais podem ser reproduzidas em quase qualquer tamanho, e em diversos meios de comunicação, dando ao artista a capacidade de personalizar impressões para um cliente específico.

• A Qualidade: A qualidade da impressão giclée é superior aos tradicionais processos de impressão de haleto de prata e gelatina (fotográficos), e é comumente encontrada em museus, galerias de arte e galerias fotográficas.

Para ver definições mais completas de Fine art e Giclée, clique aqui.

No ADI – Atelier de Impressão encaminhamos as reproduções para fotógrafos profissionais capacitados, que contam com equipamento fotográfico profissional de grande formato e todo o equipamento de iluminação necessário. Obras de arte de tamanhos menores são digitalizadas “in-house” nos  scanners Epson Perfection.

Clique abaixo para fazer seu orçamento de giclée:

Fine Art | Formatados | Rolos | Metacrilatos | Cuidados